25 de janeiro de 2011

Telefone e Internet em Cuba

Uma das coisas que não gostei em Cuba, foi o pouco acesso ao telefone e a internet. O meu telefone celular não levei porque é pré-pago e não tem roaming internacional e o do Márcio ele tinha perdido um pouco antes de viajar e ficou sem. Mesmo assim, tinha esperança de que lá eu pudesse ligar para meus pais para pelo menos para dar um "oi", "cheguei bem", "feliz ano novo", mas... eis que já na primeira noite descobri que uma ligação para o Brasil custava em torno de R$ 7 reais o minuto. Caro! Quando chegamos em Varadero então, pensei em ligar à cobrar para meus pais, mas... eis que descubro que nenhum lugar em Cuba se fazem ligações à cobrar.
Resultado: liguei duas vezes para meus pais só para dizer que estava tudo bem. Márcio não ligou para ninguém.

Se o telefone era assim, imagina a internet... Pois é. Em Havana vi apenas um posto de internet, que um dia tinha fila, o outro estava fechado. No hotel em Varadero, havia um computador com internet que deveria ser de péssima qualidade mas que todos os dias tinha fila. E outra... custava R$ 20 a hora. Fiquei dias querendo ir, mas achei caro demais só para usar Twitter, Facebook e e-mail (isso se funcionasse) e resolvi controlar meu vicio. Resultado, foram 9 dias e meio sem acesso à internet. Digo "isso se funcionasse" porque muitos sites não estão disponíveis para serem acessados na ilha dos Castro.
Quando saímos em City-tour por Havana o guia havia nos dito que a internet em Cuba é super controlada (se a comida e tudo mais é, imagina a internet). Os únicos que tem acesso são os estudantes e profissionais restritos. Ele também falou do bloqueio dos Estados Unidos e da parceria com a Venezuela.
Nesta semana encontrei este artigo que falava justamente disso. Para quem quiser saber mais fica o link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário