20 de janeiro de 2011

Cine Yara

Na última noite em Havana resolvemos ir ao cinema, no caso, o Cine Yara. Márcio disse que em todas as viagens da gente temos que ir no cinema. Então tá!
O Cine Yara é o maior de Cuba com capacidade para 1,5 mil pessoas. Na época da Copa do Mundo de Futebol, o cinema lotou com a transmissão dos jogos da Espanha. Simplesmente o povo cubano adora o futebol espanhol.

Estava passando A Origem, que já havíamos visto, mas como estávamos curiosos para entrar no cinema, lá fomos nós no domingo a noite curtir uma telona. Era uma noite escura, como todas lá, pela pouca iluminação na rua, mas a praça e a rua estávam lotadas. Muita gente mesmo! Fiz até uma foto (abaixo). Ficou assim a noite inteira. Para você entender, essa foto é do restauturante que frequentamos o La Rampa, em frente fica a Coppelia e ao lado direito o Cine Yara.


Já na bilheteria, muita gente esperando. Parecia que éramos os únicos turistas do local. Sério! Duas mulheres vendiam pipoca em sacos plásticos, dentro de carrinhos de supermercado. Na hora de pagar a entrada um senhor que nos viu com dinheiro na mão nos avisou que o valor era de dois pesos cubanos, não os convertidos que estávamos usando. Mas na confusão e no pouco espanhol nosso, pagamos dois pesos convertidos mesmo. O que aconteceu no caso, é que, o total de 4 CUC equivalem a 96 pesos cubanos, logo faturaram 92 pesos com os nossos dois ingressos. Mas não faz mal, para nós custou cerca de R$ 8 reais os dois ingressos, bem mais barato que no Brasil.


Dentro do cinema, aquele cheiro de museu, mas uma tela grande (bem maior que a do Cine Breithaupt de Jaraguá) e na parede a placa de som Dolby Digital. Antes de começar o filme saquei a câmera rapidinho pra fazer uma foto sem flash, mas a lanterninha, sim lanterninha, já mandou parar de clicar. Antes do filme, propaganda da programação dos outros cinemas da cidade (isso que dá não ter concorrência) e traillers de outros filmes, espanhóis, produções locais e uns do circuito internacinal mesmo. O filmes era em inglês com legenda em espanhol. Assistimos a metade, pois a ideia era ver o cinema, não rever o filme.
E é isso! Valeu a experiência!


*** Antes de viajar, pesquisando sobre Cuba, achei uma bela foto do cinema (e do Hotel onde estávamos hospedados) no site 360cities. Clique pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário