11 de janeiro de 2011

Praça da Revolução

Outra parada do passeio por Havana foi na famosa Praça da Revolução. Depois de muitas explicações do guia descemos para umas fotos.


No meio da praça não há sombra ou verde, nem bancos ou chafarizes. Sem uma arquitetura ou projeto de destaque, a importância dela é histórica e política. Desde a vitória de Fidel, a praça se tornou palco das maiores e decisivas manifestações populares. Ali costumam se encontrar mais de 1 milhão de cubanos a cada discurso dos seus líderes. Entre os monumentos o mais imponente é o Memorial José Martí, que começou a ser construído em 1953, no centésimo aniversário de nascimento do herói nacional de Cuba. Concluído em 1959, é uma torre de 109m de altura representando uma estrela de cinco pontas, feita com mármore cinza da Isla de la Juventud (ilha da região oeste de Cuba). Embaixo há uma estátua de José Martí, de mármore branco.

Mas o que chama atenção mesmo é o Ministério do Interior, que se destaca por causa da fachada, na verdade, em função do que há sobre ela: uma imensa escultura de bronze de Che Guevara, cópia da célebre imagem eternizada pelo fotojornalista Alberto Korda. Sob o busto está a frase Hasta la victoria siempre (Sempre em busca da vitória), que também dá nome ao meu blog. Che tinha um escritório no Ministério do Interior, que comandou por um curto período, após o triunfo da revolução cubana. Outro prédio na Praça é o das telecomunicações com Camilo Cienfuegos na fachada. Cienfuegos morreu logo nos primeiros anos da Revolução Cubana e estava presente sempre nos discursos e textos de Che.

Nenhum comentário:

Postar um comentário